sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Alimentos Orgânicos


São aqueles alimentos produzidos no sistema chamado de agricultura orgânica que é tecnicamente viável, ecologicamente correto e socialmente justo.

Esse sistema respeita o ambiente, promove o equilíbrio dos ecossistemas, incluindo a biodiversidade e a saúde do solo e das águas, e também considera questões sociais.
Além disso, exclui fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, drogas veterinárias, irradiações, sementes e animais transgênicos. 

Algumas razões para preferir alimentos orgânicos:

1) Manter os agrotóxicos longe do prato:
     Pesquisas mostram que resíduos de agrotóxicos nos alimentos podem causar danos à saúde dos consumidores.

2) Consumir alimentos mais nutritivos e saborosos: 
     Frutas e vegetais orgânicos têm mais vitaminas e minerais. Leites orgânicos têm mais vitamina E. Além disso, esses alimentos possuem melhor sabor e aroma.

3) Proteger a qualidade das águas e a vida do solo: 
     A água potável está cada vez mais escassa. Os agrotóxicos e fertilizantes sintéticos contaminam o solo, rios, lagos e águas subterrâneas, e são a segunda causa de contaminação das águas.

4) Proteger as gerações futuras:
     A escolha do alimento hoje terá repercussão direta na saúde das próximas gerações e do planeta. Quando você compra um produto orgânico está apoiando produtores que não contaminam o meio ambiente.  

5) Promover a biodiversidade:
     Nas fazendas orgânicas o manejo visa à criação de ecossistemas mais ricos, propiciando o aumento da fauna e da flora local.





Nutricionista Ricely Fernandes Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário